Filosofia na Grécia Antiga

O ser humano sempre questionou sua condição. O desenvolvimento da raça humana pressupõe dúvidas, e a resolução destas. É assim que a filosofia nasce na Grécia antiga. Através do querer explicar as coisas através de um pensamento não mitológico, buscando assim explicações racionais para o que ocorria na sociedade.

A filosofia analisa os diversos campos sociais: política, arte, cultura, religião entre outros. E busca no raciocínio sobre a ação do homem, o entendimento para a realidade social. O que move o filósofo é a necessidade de estar próximo do saber, como o termo, vindo do grego, indica: "amor pela sabedoria".

Os principais filósofos gregos foram Sócrates, Aristóteles e Platão, que desenvolveram teorias que  influenciam o modo de pensar ainda nos dias de hoje.

Sócrates
O Pensador - Auguste Rodin

Defendia a chegada ao conhecimento por meio do questionamento. Esse questionar faria com que as ideias já formuladas dessem lugar ao conhecimento advindo da investigação.

Platão

Foi o principal discípulo de Sócrates e difusor das ideias do mestre. Defendia a existência de dois mundos: o mundo das coisas, visível, sensorial, e o mundo das ideias.

Aristóteles

Discípulo de Platão, é considerado o 'pai da lógica', e tentou explicar racionalmente a existência de Deus, que seria o "ato puro".


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.